6edcd649-5967-4abc-bbb4-1f716e1165b3.JPG

Me conheça melhor

Superando expectativas dos pacientes

Tudo começou num carnaval de 1965, em Guarapari. Estavam lá o José e a Elza e, nove meses depois, em 15 de novembro eu nasci. Já estavam na família meus dois irmãos, Sérgio, 11 anos e Rosângela, 9 anos. Naquele momento me juntei a essa família de formou a minha base. Nesse grupo estavam meus primeiros mestres e meus primeiros mentores. 

Com o tempo fui construindo minha própria história a partir das histórias deles.

Estudei em escolas públicas em uma época que eram atendidas por políticas consistentes de educação. Apenas no 3o ano do ensino médio é que fui para uma escola particular.

Iniciei várias graduações: Comunicação Social, na Faculdade da Cidade, Direito, da Universidade Cândido Mendes, Administração, na mesma universidade, quando transferi para a Universidade Estácio de Sá. Estudar ainda não era uma das minhas prioridades, até que, em 1989, fui aprovado em um concurso da Caixa Econômica Federal, para tomar posse em Juiz de Fora (MG), cidade natal de minha mãe e meus irmãos. 

Saí de cada em fevereiro de 1989 de mudança para Minas Gerais com o objetivo de dar sequência ao curso de Administração, agora na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho, para então, em setembro do mesmo ano, assumir a vaga de escriturário na CEF.

Foram 5 anos de grandes experiências, formação, aprendizados e mentorias. Aqui vale a menção a dois episódios: ter servido a João Bosco de Lima Cardoso, o melhor líder que conheci e ter sido participante do curso de formação de Instrutores Internos da CEF, um divisor de águas que me prepararia, já em 1991, para a pessoa que me tornaria a partir de 2009. Pela CEF conheci a Gestão Pela Qualidade Total e fui aluno do Prof. Vicente Falconi Campos, na ainda Fundação Christiano Ottoni, vinculada a UFMG.

Esse conhecimento foi de tal monta que decidi fazer uma especialização no tema, onde conheci professores e colegas incríveis e que me deram a oportunidade de abrir uma nova estrada nessa minha existência. Decidi que queria trabalhar com sistemas de gestão e, quando chega o tempo de uma intenção, o universo conspira a favor. Foi quando comecei uma bem sucedida carreira de Consultor Sênior na Divisão de Consultoria do Grupo Bureau Veritas. 

Para isso, precisei sair da CEF e o fiz através de um programa de demissão voluntária.

Em setembro de 1996 comecei minha jornada no Bureau Veritas, uma empresa e tanto. Foram 3 anos envolvido em muitos projetos interessantes, trabalhando com pessoas incríveis e desenvolvendo habilidades de liderança de equipes, comunicação, condução de workshops e sessões de consultoria, muitas certificações em normas internacionais envolvendo qualidade, meio ambiente, saude e segurança ocupacional e responsabilidade social. Forma mais de 65 empresas atendidas, cerca de 10,000 pessoas envolvidas nos diversos eventos e processos e um aprendizado sobre pessoas impressionante. 

Em 1999, minha primeira filha nasceu e decidi estar mais presente e comecei uma busca por uma recolocação em Juiz de Fora. Fiz um verdadeiro trabalho de telemaketing para "vender o meu produto", isto é, eu mesmo. 
Depois de mais de 35 ligações, consegui uma entrevista na Embratel, empresa nacionalmente conhecida.

Depois de um processo seletivo bem rigoroso, fui admitido como Gerente de Equipe na Embratel para compor o time de executivos que estava construíndo uma nova empresa, a BrasilCenter Comunicações. 

EM CONSTRUÇÃO