Buscar

#002 - O Medo e a Coragem


Create a blog post subtitle that summarizes your post in a few short, punchy sentences and entices your audience to continue reading.



Como disse na primeira News eu trabalho com desenvolvimento humano, educação executiva e estratégia organizacional. E nesse trabalho eu faço Coaching com executivos e formo Coaches, Mentores e Couselors. E, por certo, procuro me atualizar e fazer comigo aquilo que sou contratado para apoiar o outro a fazer. Afinal, só posso levar alguém até onde já fui.

Em março de 2015 estive em dois lugares sensacionais.

Estive em Nova Jersey participando de um evento com Tony Robbins, Unleash the Power Within – UPW. Foram quatro dias de trabalho onde pude ver ao vivo aquilo que Tony coloca de forma contundente nos livros que ele publicou.

Em todos os jonais que você tem lido, crise é a palavra que mais aparece e isso afeta sua forma de pensar te colocando numa esfera de medo. E o medo é o que te impede de fazer o que você precisa fazer para ser mais feliz, para obter melhores resultados em sua vida.

Para quem gosta de Guerra nas Estrelas, num momento em que Dart Vader está lutando com Luke Skywalker, ele diz: “o medo é um buraco negro que consome toda a sua energia”.

E ao identificar o medo, as perguntas são:

De onde vem esse medo?

Ele é real ou é imaginário?

Que ganhos tenho por sentir esse medo?

E o que perco ao me deixar tomar-me por ele?

Veja, não há nada mais interessante do que viver uma vida com coragem. Coragem vem de agir com o coração (core) e esse é o destino dos líderes. Assumir o seu papel no contexto do qual faz parte e mudar o cenário que se apresenta.

Para isso, Tony defende a ideia de que seres humanos estão preparados para o que quiserem fazer. Para isso basta ter a motivação necessária. E, segundo ele, as pessoas não têm a motivação necessário porque não encontraram a sua vocação. Escrevi sobre isso semana passada em minha página no facebook – A Vocação e O Chamado.

O outro evento que fui teve um gosto mais que especial.

Desde 2009 me correspondo por email com Danah Zohar, autora de livros excepcionais sobre Inteligência Espiritual e sobre a visão de uma nova sociedade, que me influenciaram muito.

Nos dias 25 e 26 desde mês pude estar com ela. Em 25, assistido ao seu workshop sobre liderança quântica. E dia 26, dividindo o palco com ela e com Carlos Biedermann, sócio-diretor da PwC para a Região Sul.

Nessa oportunidade eu falei sobre O MODELO DO PENSADOR, o tema que reservei para você para esta newsletter e contextualizar isso com o tema autoconhecimento e liderança.

O MODELO DO PENSADOR é uma estrutura que mostra como a maioria das pessoas funciona e isso é muito simples. Em resumo, este é o MODELO DO PENSADOR:

Tudo o que você faz, você faz em busca de um RESULTADO

Seus RESULTADOS são função dos seus COMPORTAMENTOS. Ou seja, se você não está satisfeito com seus RESULTADOS, você deve verificar os seus COMPORTAMENTOS.

Se você não está feliz com seus resultados na área de saúde e disposição, deve ser porque não tem tido comportamentos que elevem essa sua condição. E isso vale para todas as outras áreas de sua vida. Isso te empodera e te coloca na liderança de sua vida em todo e qualquer âmbito.

Mas, como nascem os COMPORTAMENTOS?

COMPORTAMENTO é a expressão de suas EMOÇÕES e são ela que te movem. Suas EMOÇÕES. Já estava certo disso e confirmei no evento do Tony Robbins. Ele reitera a todo instante que são as EMOÇÕES que nos movem, que sua qualidade de vida está diretamente ligada a sua capacidade de lidar com a incerteza e a insegurança. E se tem algo que o mundo atual está propagando é exatamente a incerteza e a insegurança. E ao deixar isso entrar em sua mente por meio de vários meios de comunicação, você mexe em sua estrutura emocional.

Seres humanos passam a vida FUGINDO DA DOR ou BUSCANDO O PRAZER.

Entenda DOR e PRAZER como extremos de uma régua repleta de emoções.

E eu te pergunto: como você está vivendo? Fugindo da dor ou buscando o prazer?

A maioria das pessoas vive fugindo da dor por dois motivos. Primeiro, porque é mais fácil. E segundo, porque não têm objetivos claramente definidos, portanto não podem buscar o prazer. Pense nisso e reflita a respeito.

E de onde vêm as EMOÇÕES? Elas não nascem do nada. Elas vêm de algum lugar. Suas EMOÇÕES vêm de suas CRENÇAS.

CRENÇAS são sensações nas quais você acredita tanto que as transforma em verdade. É a expressão do seu modelo mental, de sua forma de pensar, do filtro que você usa para ver e dar significado ao mundo e a todas as coisas.

Se essas CRENÇAS te ajudam a ser mais feliz e a atingir os RESULTADOS que deseja, então está tudo certo. Mas se suas CRENÇAS te afastam do que te faz feliz e de seus RESULTADOS, talvez seja bom revê-las.

Te dou um exemplo. Você deve conhecer pessoas que estão em um trabalho no qual não se realizam, mas que tem a sensação de que dependem desse trabalho. Essa percepção de depender desse ou daquele trabalho é uma CRENÇA.

Você também deve conhecer pessoas que estão esperando sair do atual trabalho para serem felizes. Outra CRENÇA. Há vários exemplos sobre isso. No final das contas uma coisa é certa. O que impede você de fazer o que quer fazer de sua vida é o medo e esse medo te faz criar as estórias que você conta pra você mesmo que justifica a paralisia.

Reveja essa CRENÇA e troque por outra que mais te favoreça, pois CRENÇAS são aprendidas e se são aprendidas pode ser desaprendidas e colocar outra no lugar.

E toda essa estrutura de RESULTADOS, COMPORTAMENTOS, EMOÇÕES E CRENÇAS, está suportada por sua base de VALORES, aquilo que você reputa grande importância e prioridade em sua vida. Sentimentos como gratidão, conexão, segurança, contribuição, crescimento, são valores humanos que são responsáveis por seus COMPORTAMENTOS.

Mais profundo moram seus PRINCÍPIOS, aquele VALORES que você não negocia, pois não mudam apesar do tempo e das circunstâncias. E em seguida vem o seu CHAMADO, aquilo para o qual você nasceu. Mark Twain, famosos poeta americano, diz o seguinte: “você tem duas datas mais importantes em sua vida. O dia em que você nasceu e o dia em que descobriu o porquê”. Esse é o seu CHAMADO.

Tudo isso está alinhado por uma MISSÃO e, no futuro, toda essa forma de viver deixará um LEGADO.

Esse é o resumo do MODELO DO PENSADOR, um modelo que resgata a arte de pensar do Homem e lhe devolve a liderança de si mesmo a partir do autoconhecimento.

Quero te convidar a se perceber dentro do modelo e se quiser compartilhar, fique a vontade.

Esse foi o material que apresentei no evento que participei com Danah e quer saber o que aconteceu? Minha caixa de e-mails lotou com tanta gente querendo sabre mais.

Quero te convidar também a ler os posts que publico no facebook. Tenho certeza que vão ajudar a abrir opções de caminhos para você.

Força sempre, boa jornada e vamos com tudo.

2 visualizações
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter ícone social

 

 

 

 

 

© 2023 by Luiz Binato. Proudly powered by

INSTIAD Human & Business School
Rua George Ohm, 206/10o andar - Brooklin

São Paulo - SP - 04.576-020 - Brasil

Telefone: (11) 2348-5140

contato@instiad.com.br

CNPJ: 15.045.273/0001-20

Para saber sobre 

tempo estimado de entrega para itens comprados no site

ou outras informações de entrega e custos adicionais

clique aqui:

Política de Privacidade e Termos de Uso

Política de Entrega

Utilizamos diversos serviços de entrega e, com isso, o tempo de recebimento pode variar de acordo com a região do cliente.

Em geral, o frete ocorre entre 5 e 12 dias úteis para os produtos físicos.

Recomendamos que verifique o status de seu pedido.

Caso a entrega não seja concluída, haverá duas tentativas em seguida.

O produto retornará para o distribuidor caso as tentativas falhem.  

Política de Troca, Devolução e Reembolso

Você pode trocar os produtos físicos adquiridos até 15 dias após recebe-los ou devolver os itens em até 5 dias após a entrega, desde que o produto esteja íntegro e não utilizado.

Para produtos digitais há um prazo de utilização gratuito.

Contate-nos através de nossos canais de atendimento para que possamos organizar a troca e devolução, se for o caso.

 

Reembolso

Em até 10 dias será encaminhado o pedido de reembolso (decorrente de devolução) no cartão de crédito ou em conta corrente com mesma titularidade.

A disponibilização do valor ocorrerá de acordo com as regras da administradora do cartão ou banco do cliente.