Buscar

#009 - Mistério ou Enigma

Atualizado: Jan 29

Create a blog post subtitle that summarizes your post in a few short, punchy sentences and entices your audience to continue reading.


Olá!!! Ótima segunda pra você. Espero que você tenha tido um ótimo final de semana e que esteja pronto para essa semana que entra.

A semana passada foi intensa com muitos insights sobre o cenário econômico e o seu paralelo na vida das pessoas.

Faço processos de desenvolvimento humano com presidentes e vice presidentes, as conversas são as mais edificantes possíveis e relatei algumas delas nos posts que escrevo frequentemente no facebook (www.facebook.com/lcbinato).

Numa delas, em particular e em meio a uma dezena de empresas que visitamos, tratamos de questões da economia e o quanto, por vezes, o cenário pode ser um mistério...ou um enigma. E que paralelo isso tem com a forma como você vê o mundo.

Foi uma a conversa reta, franca e direta. Dentre diversas coisas que falamos, o tema foi a economia, o mistério e o enigma.

Há muitas informações disponíveis no mercado, muitas opiniões de analistas, muitas fontes confiáveis e outras nem tanto. Mas não faltam informações.

Em cenários assim, a dificuldade em identificar as causas que levam uma empresa a ser bem sucedida ou não se torna um mistério, pois todas as informações estão disponíveis e acessíveis, mas falta o olho que lê e interpreta.

Quando a informação não está disponível e nos falta, entender o mercado se torna um enigma, pois não há informação. E entender algo sem a devida informação torna o jogo mais desafiador. Uma coisa é não ver a informação que existe; outra coisa é essa informação inexistir.

No mistério a informação sobra. No enigma a informação falta.

Se trouxermos isso para o nível do autoconhecimento, eu arriscaria dizer que uma parte das pessoas são um mistério para quem está de fora, mas um enigma para ela mesma.

As pessoas revelam quem são por suas atitudes, comportamentos, crenças, valores, resultados que obtém e isso fica facilmente perceptível para um olho treinado e sem julgamento.

Mas para ela própria que não se percebe e não se auto observa, lhe falta a informação acerca de si mesma. Isso é um enigma.

Na vida há mistérios e enigmas.

Um, o mistério, traz consigo toda a informação que, por alguma razão qualquer, não é acessada e interpretada.

O outro, o enigma, traz consigo a falta da informação, o lado obscuro e indecifrável, a ausência de conhecer a si mesmo.

Se você fosse convidado a responder, o que você seria, um mistério ou um enigma?

E, olhando sua posição de líder, seja de um grande grupo econômico, de uma família ou líder de si mesmo, você tem prestado atenção nas informações que você acessa ou gera?

Do ponto de vista do qual você vê o mundo, você está acessando as informações relevantes sobre você, sobre sua equipe, sobre o seu negócio?

Empresas e pessoas operam da mesma forma, por isso temos visto o Modelo do Pensador funcionando tanto em indivíduos, equipes quanto em organizações, pois a dinâmica é a mesma, diferenciando-se apenas pela complexidade.

Aliás, o livro O Modelos do Pensador – Ed. Alta Books (www.altabooks.com.br) explica com detalhes a dinâmica desse modelo e como ele funciona.

Com base nisso, fizemos um trabalho com um time de trainees de uma das maiores cooperativas do Brasil introduzindo o conceito do Modelo do Pensador na nova geração que começa a se formar, apresentando dois fundamentos chave para os líderes do futuro: o não julgamento (ou aceitação) e a assunção total de responsabilidade.

São temas como esse que tratamos nas turmas do Master em Coaching – com Mentoring & Counseling INSTIAD, cuja turma 22, que começa dia 27/05, já está fechada.

Estamos resolutos em nossa visão e causa que expus na semana passada: nossa visão é impactar 1 milhão de pessoas com o Modelo do Pensador até 2020 e nossa causa é transformar o mundo a partir da transformação de indivíduos.

Quero mais uma vez te agradecer por estar presente e me permitir compartilhar algumas ideias com você. A cada dia aumenta o interesse por esses temas que temos conversado e mais pessoas estão solicitando receber as News.

Se você acha que um amigo possa se beneficiar, fale pra ele me enviar seu e-mail ou peça pra ele acessar www.instiad.com.br e cadastrar seu e-mail por lá.

Para falar comigo, você sabe, basta escrever para lcbinato@instiad.com.br

Que você seja vitorioso essa semana.

Obrigado pelo sua presença.

Caso você não queira receber esta Newsletter, envie uma mensagem para mim, lcbinato@instiad.com.br, com o assunto remover ou clique no link abaixo. Seu e-mail sairá da minha base imediatamente.

Te desejo uma mega segunda-feira, força sempre, boa jornada e vamos com tudo.

4 visualizações
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter ícone social

 

 

 

 

 

© 2023 by Luiz Binato. Proudly powered by

INSTIAD Human & Business School
Rua George Ohm, 206/10o andar - Brooklin

São Paulo - SP - 04.576-020 - Brasil

Telefone: (11) 2348-5140

contato@instiad.com.br

CNPJ: 15.045.273/0001-20

Para saber sobre 

tempo estimado de entrega para itens comprados no site

ou outras informações de entrega e custos adicionais

clique aqui:

Política de Privacidade e Termos de Uso

Política de Entrega

Utilizamos diversos serviços de entrega e, com isso, o tempo de recebimento pode variar de acordo com a região do cliente.

Em geral, o frete ocorre entre 5 e 12 dias úteis para os produtos físicos.

Recomendamos que verifique o status de seu pedido.

Caso a entrega não seja concluída, haverá duas tentativas em seguida.

O produto retornará para o distribuidor caso as tentativas falhem.  

Política de Troca, Devolução e Reembolso

Você pode trocar os produtos físicos adquiridos até 15 dias após recebe-los ou devolver os itens em até 5 dias após a entrega, desde que o produto esteja íntegro e não utilizado.

Para produtos digitais há um prazo de utilização gratuito.

Contate-nos através de nossos canais de atendimento para que possamos organizar a troca e devolução, se for o caso.

 

Reembolso

Em até 10 dias será encaminhado o pedido de reembolso (decorrente de devolução) no cartão de crédito ou em conta corrente com mesma titularidade.

A disponibilização do valor ocorrerá de acordo com as regras da administradora do cartão ou banco do cliente.