Buscar

#043 - É sua responsabilidade conectar o exterior e o interior

Atualizado: 16 de Mar de 2020

A matéria apresentada no Valor dia 12/05 mostra uma realidade: para entender o exterior, há que se desvendar o interior. Esse é um desafio de todos, mas que poucos procuram enfrentar.


Leia na íntegra em goo.gl/kezpJS


As mudanças ocorridas da Era Industrial para a Era do Conhecimento impuseram aos indivíduos novas dinâmicas de auto conhecimento que, uma vez ausentes, impedem fazer a travessia de uma mundo transacional para um mundo relacional. E, agora, em plena mudança da Era do Conhecimento para a Era da Consciência, mais um esforço tem sido exigido dos seres humanos: assumir a responsabilidade pela própria vida.





Eu mesmo passei por isso quando fiz minha transformação radical, o momento disruptivo entre 2007 e 2009. De lá pra cá a transformação continua em curso, porém em velocidade de cruzeiro. E hoje, auxilio pessoas a fazerem a sua transformação para que possam realizar trocas mais sustentáveis. O que quero dizer com trocas? A relação entre o que você dá para ser quem você tem sido e o que você recebe por isso.


Vejo uma enorme maioria tendo um P&L (profit & loss - nome em Inglês para o instrumento contábil/gerencial DRE, Demonstrativo de Resultado) desfavorável, com resultados negativos sob o ponto de vista pessoal , mas ocupando posições executivas na qual sua responsabilidade é gerar um P&L positivo. Se colocarmos consciência no que estou apresentando, há uma incongruência nisso. Homens e mulheres desempenhando seus papeis executivos de forma brilhante, obtendo recursos materiais abundantes, mas, como mencionado por um executivo na matéria acima, "com um grande vazio".


Pode um ser humano se sentir pleno em todos os seus papeis na vida (executivo, pai/mãe, líder, esportista, filho/a, irmão/ã, etc)? A resposta é sim e o "como fazer" é simples, mas trabalhoso.


Eu acredito que o ser humano é provido de 4 grandes inteligências:


Inteligência Física/Material


Inteligência Intelectual/Mental


Inteligência Emocional


Inteligência Espiritual


E manter o equilíbrio entre essas inteligências é um desafio, pois o conceito de cada uma delas pode não ser claro de pessoa para pessoa. Pelo que observo, as inteligências física e intelectual são até melhores compreendidas, mas as inteligências emocional e espiritual têm sido completamente negligenciadas.


Parte da realização esta no fato de você se perceber como um ser integral, indivisível e, portanto, não fragmentável. Muitos executivos estão procurando como conciliar sua vida pessoal com sua vida profissional, não percebendo que ele tem uma vida e vários papeis. O desafio é outro: como me tornar o melhor humano que eu posso ser e como melhorar a forma como desempenho nos meus diversos papeis?


Por isso, mais e mais pessoas estão procurando alternativas de equilíbrio interno, respostas existenciais, entendendo que, quanto mais turbulento o exterior, mais harmonia é requerida do interior. E essa harmonia vem das técnicas que nos ajudam a descobrir nossos valores, princípios e propósito de vida.


Isso merece uma explicação.


Valores são elementos aos quais você dá grande importância e grande prioridade, dependendo da circustância;


Princípios são elementos aos quais você dá grande importância independentemente da circunstância;


Propósito é a razão pela qual você nasceu, seu lugar no mundo onde, uma vez lá, você se sente em paz, pleno, no fluxo e fazendo parte do todo.


Parece papo de maluco, mas posso te garantir: não é. É papo de gente grande e pra isso e preciso crescer: física, intelectual, emocional e espiritualmente.


Boa jornada.

8 visualizações0 comentário