Buscar

#014 - O Futuro é um Ponto de Partida

Atualizado: Abr 6

Infelizmente o país acreditou que há uma crise e está mobilizado por isso. Digo infelizmente porque todos os ânimos estão paralisados esperando que o pior aconteça. Isso é ruim, pois aparenta a realização de uma profecia.


Apesar das notícias não serem animadoras, quero convidar você a repensar isso começando por mudar um paradigma: o futuro não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida.

Sim. O futuro é um ponto de partida.


A maioria das pessoas marca, hoje, um ponto no futuro para atingir uma meta e declara esse ponto como um ponto de chegada e se inspira nos seus conhecimentos e experiências já passados para lhes conduzir ao futuro. Isso é uma ilusão.

O futuro, por ainda não existir, deve ser criado e para isso precisa de imaginação. Momentos de crise convidam a sermos mais criativos e inovadores definindo o que queremos, por que isso é importante e desenhando a estratégia, do futuro para o presente. Visualizar o futuro requer imaginação, ousadia e confiança.





Essa foi a conclusão que tiramos, eu e Daniel Florence, um amigo e parceiro de negócios, em uma reunião que tivemos sexta passada desenhando a filial carioca do INSTIAD.

Empresas como Fibria, Raia Drogasil, Lojas Renner, Grupo Pão de Açúcar, Bombril, Via Varejo, Sony Mobile, Monsanto, dentre outras, estão fazendo investimentos em produtos, marketing, pontos de vendas, processos, liderança, cultura e estratégia.*

Quando as lideranças pensam no futuro como um ponto de chegada estão expostas a duas emoções: ansiedade e frustração.


Ansiedade por ficar tensa com o ponto de chegada que não sabe qual é; frustração por não conseguir atender às suas próprias expectativas.

Imaginar o futuro e construí-lo do futuro para o presente elimina a ansiedade, a frustração e convida o líder a apreciar as circunstâncias de forma a fazer o futuro. Como dizia Peter Drucker “a melhor forma de prever o futuro é criando-o”.


Tenho trabalhado com empresas que estão crescendo, investindo, se preparando para um novo cenário diferente deste, pois tudo passa e o verdadeiro líder entende isso. Nós próprios, do INSTIAD, estamos crescendo em relação à 2014.


Pode haver dias de sol e dias de chuva, mas você não é nem o sol, nem chuva, você é o céu.

Esse é um pensamento baseado na estratégia do oceano azul.

Se quiser saber mais sobre essa e outras estratégia, participe da turma 23 dias 24 à 26/06 e 08 à 10/07/2015 no programa MASTER em Desenvolvimento Humano e Organizacional – uma formação de líderes com turmas de 12 alunos. Caso se interesse, pode me escrever diretamente no meu email: lcbinato@instiad.com.br


Quero mais uma vez te agradecer por estar presente e me permitir compartilhar algumas ideias com você. A cada dia aumenta o interesse por esses temas que temos conversado e mais pessoas estão solicitando receber as News. Hoje, essas newsletter estão indo para mais de 80.000 pessoas.


Se você acha que um amigo pode se beneficiar, fale pra ele me enviar seu e-mail ou peça pra ele acessar www.instiad.com.br e cadastrar seu e-mail por lá.

Para falar comigo, você sabe, basta escrever para lcbinato@instiad.com.br

Que você seja vitorioso essa semana.


Obrigado pelo sua presença.

Caso você não queira receber esta Newsletter, envie uma mensagem para mim, lcbinato@instiad.com.br, com o assunto remover ou clique no link abaixo. Seu e-mail sairá da minha base imediatamente.

Te desejo uma mega segunda-feira, força sempre, boa jornada e vamos com tudo.


*empresas citadas na edição 30/Abril 2015 da Revista Forbes Brasil, matéria As Resistentes, págs. 38 à 43

4 visualizações
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter ícone social

 

 

 

 

 

© 2023 by Luiz Binato. Proudly powered by

INSTIAD Human & Business School
Rua George Ohm, 206/10o andar - Brooklin

São Paulo - SP - 04.576-020 - Brasil

Telefone: (11) 2348-5140

contato@instiad.com.br

CNPJ: 15.045.273/0001-20

Para saber sobre 

tempo estimado de entrega para itens comprados no site

ou outras informações de entrega e custos adicionais

clique aqui:

Política de Privacidade e Termos de Uso

Política de Entrega

Utilizamos diversos serviços de entrega e, com isso, o tempo de recebimento pode variar de acordo com a região do cliente.

Em geral, o frete ocorre entre 5 e 12 dias úteis para os produtos físicos.

Recomendamos que verifique o status de seu pedido.

Caso a entrega não seja concluída, haverá duas tentativas em seguida.

O produto retornará para o distribuidor caso as tentativas falhem.  

Política de Troca, Devolução e Reembolso

Você pode trocar os produtos físicos adquiridos até 15 dias após recebe-los ou devolver os itens em até 5 dias após a entrega, desde que o produto esteja íntegro e não utilizado.

Para produtos digitais há um prazo de utilização gratuito.

Contate-nos através de nossos canais de atendimento para que possamos organizar a troca e devolução, se for o caso.

 

Reembolso

Em até 10 dias será encaminhado o pedido de reembolso (decorrente de devolução) no cartão de crédito ou em conta corrente com mesma titularidade.

A disponibilização do valor ocorrerá de acordo com as regras da administradora do cartão ou banco do cliente.