Buscar

#012 - Confiança

Atualizado: Mar 16

Semana passada comentei sobre um aspecto da natureza humana relacionado a corrupção e um outro aspecto relacionado a evitar isso. Foi interessante, pois recebi muitos (mais de 70) e-mails comentando a respeito. Uma grande parte concordando com o ponto de vista apresentado, mas uma parte relevante discordando. Achei ótimo, pois é daí que nascem novas ideias, da fricção e do atrito positivo.


Entretanto, mesmo as opiniões discordantes traziam algo em comum com a ideia original: o fato da corrupção estar dentro do Homem e não fora dele.


O Modelo do Pensador, o modelo de gestão sustentável baseado em valores que usamos para desenvolver nossos trabalhos no INSTIAD, aborda as questões de transformação humana a partir desse viés interior quando chama a atenção para aspectos relacionados às quatro dimensões humanas e a necessidade de seu equilíbrio. As dimensões física, mental, emocional e espiritual.


Caminhar ao longo de sua própria história equilibrando essas quatro dimensões e mantendo o seu modelo mental sob uma visão consciente é um fator preponderante para manter a liderança sobre si mesmo e prosperar.


Por essa razão e como contra ponto ao tema da semana passada, hoje quero te convidar a falar de CONFIANÇA.


O que é CONFIANÇA?





A palavra CONFIANÇA vem do Latim CONFIDENTIA, “confiança”, de CONFIDERE, “acreditar plenamente, com firmeza”, formada por COM, intensificativo, mais FIDERE, “acreditar, crer”, que deriva de FIDES, “fé”” – fonte: www.origemdapalavra.com.br.

Qual o seu grau de Confiança no mundo, nas pessoas, nos negócios, no ambiente político-econômico e em você?


Desde Setembro de 2005 a Fundação Getúlio Vargas publica o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) que mede o grau de preocupação do brasileiro com o futuro do país considerando os aspectos políticos e econômicos.


Na semana passada o índice atingiu um novo recorde negativo saindo de 85,4% em fevereiro para 82,9% em março deste ano. As razões apontadas são fatores econômicos como inflação e mercado de trabalho, ambiente político e os riscos de abastecimento de água e energia. Junte a isso o ISA (Índice de Situação Atual) e o IE (Índice de Expectativas).

Reputo um enorme respeito a FGV e a todas as entidades que medem os fatores externos em todos os níveis, mas meu convite a você é que você decida fazer uma medição do seu ICVM!


O que é o ICVM?


É o ÍNDICE DE CONFIANÇA EM VOCÊ MESMO.


Qual é o seu grau de confiança em você? Em seus pensamentos? Em suas emoções? E em suas ações? O quanto você pode confiar em você mesmo para liderar a sí próprio e não depender de fatores externos, mas interdepender com eles, ou seja, considera-los mas não dar-lhes a primazia de dominar você?


Vejo muitos empresários e executivos em estado de preocupação levando-os a momentos de ocupação, mas sem entrar em ação efetiva, aquela que gera melhores resultados para si e para os outros. Em momentos de preocupação e medo originados de fatores externos é que vale a confiança emergida de dentro de você, para criar, inovar, ousar e criar possibilidades.


Na semana passada conduzi um evento em uma das maiores empresas de trade marketing do Brasil falando exatamente sobre isso. O seminário se chamou MAIS COM MAIS onde a ideia é fazer mais resultados com mais criatividade, ousadia, inovação e possibilidades. Isso gerou um modelo mental nos lideres baseado na abundância.


O que tenho visto são as empresas fazerem uma politica de mais com menos, mais resultados com menos recursos. Menos recursos externos. Porém, é nesse momento que os líderes precisam colocar seus modelos mentais para criar e isso começa com seu grau de confiança em si mesmo, em se ver capaz de superar crises com criatividade e da maneira mais sustentável vendo a crise como parte de um processo e não como um evento.

Na semana passada escrevi sobre o medo. Essa semana é a semana da confiança. Quero te convidar a confiar em si mesmo e encontrar respostas para seus dilemas, sejam eles empresarias ou pessoais.


Para ambos, as respostas estão no mesmo lugar e eu estou à sua disposição para conversar a respeito.


Te convido a estar comigo na turma 23 dias 24 à 26/06 e 08 à 10/07/2015 onde esses e outros assuntos serão abordados no programa MASTER em Desenvolvimento Humano e Organizacional – uma formação de líderes com turmas de 12 alunos. Caso se interesse, pode me escrever diretamente no meu email: lcbinato@instiad.com.br


Quero mais uma vez te agradecer por estar presente e me permitir compartilhar algumas ideias com você. A cada dia aumenta o interesse por esses temas que temos conversado e mais pessoas estão solicitando receber as News. Hoje, essas newsletter estão indo para mais de 80.000 pessoas.


Se você acha que um amigo pode se beneficiar, fale pra ele me enviar seu e-mail ou peça pra ele acessar www.instiad.com.br e cadastrar seu e-mail por lá.


Para falar comigo, você sabe, basta escrever para lcbinato@instiad.com.br


Que você seja vitorioso essa semana.


Obrigado pelo sua presença.


Caso você não queira receber esta Newsletter, envie uma mensagem para mim, lcbinato@instiad.com.br, com o assunto remover ou clique no link abaixo. Seu e-mail sairá da minha base imediatamente.


Te desejo uma mega segunda-feira, força sempre, boa jornada e vamos com tudo.

13 visualizações
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter ícone social

 

 

 

 

 

© 2023 by Luiz Binato. Proudly powered by

INSTIAD Human & Business School
Rua George Ohm, 206/10o andar - Brooklin

São Paulo - SP - 04.576-020 - Brasil

Telefone: (11) 2348-5140

contato@instiad.com.br

CNPJ: 15.045.273/0001-20

Para saber sobre 

tempo estimado de entrega para itens comprados no site

ou outras informações de entrega e custos adicionais

clique aqui:

Política de Privacidade e Termos de Uso

Política de Entrega

Utilizamos diversos serviços de entrega e, com isso, o tempo de recebimento pode variar de acordo com a região do cliente.

Em geral, o frete ocorre entre 5 e 12 dias úteis para os produtos físicos.

Recomendamos que verifique o status de seu pedido.

Caso a entrega não seja concluída, haverá duas tentativas em seguida.

O produto retornará para o distribuidor caso as tentativas falhem.  

Política de Troca, Devolução e Reembolso

Você pode trocar os produtos físicos adquiridos até 15 dias após recebe-los ou devolver os itens em até 5 dias após a entrega, desde que o produto esteja íntegro e não utilizado.

Para produtos digitais há um prazo de utilização gratuito.

Contate-nos através de nossos canais de atendimento para que possamos organizar a troca e devolução, se for o caso.

 

Reembolso

Em até 10 dias será encaminhado o pedido de reembolso (decorrente de devolução) no cartão de crédito ou em conta corrente com mesma titularidade.

A disponibilização do valor ocorrerá de acordo com as regras da administradora do cartão ou banco do cliente.